7 PASSOS PARA SE TORNAR UM LÍDER DE SUCESSO

 

 

Você quer ser um líder de sucesso? Então, saiba que liderar não é uma tarefa fácil em uma organização. Portanto, cada vez mais profissionais que almejam essa função e, principalmente, aqueles que nela atuam, buscam formas para melhorar sua performance. Isso porque o sucesso na liderança de uma equipe acarreta no bem-estar financeiro e na realização profissional dos envolvidos.

Para que a sua liderança tenha sucesso, é preciso desenvolver uma série de competências e habilidades que darão suporte à sua forma de gestão. Um dos primeiros passos é ter claro em sua mente que sua maneira de exercer a liderança tem a ver com o ser humano que você é. Assim, as mudanças necessárias para o sucesso na função excederão o âmbito profissional e ecoarão em sua vida pessoal.

Exercer a liderança de uma forma bem-sucedida pode não ser fácil, mas é possível e nós vamos ajudar você. Neste artigo, apresentamos 7 passos indispensáveis para você seguir, que contribuirão para seu objetivo: ser um líder de sucesso.

1. ESTEJA PRONTO PARA MUDAR A SI MESMO

É comum que depois de alguns resultados positivos, os gestores acreditem que encontraram a fórmula do sucesso na liderança. Quando isso acontece, é comum ver esse método ser aplicado até parar de dar certo. Alguns líderes passam, inclusive, a ter como marca sua forma de agir.

Como exemplo, lembremos de Bernardinho, figura icônica do vôlei brasileiro, conhecido por ser um técnico agitado, que esbravejava com seus jogadores durante as partidas de vôlei. Contudo, em certo momento de sua carreira, o técnico precisou modificar sua forma de liderança para obter os melhores resultados de seu time.

Ele percebeu que sua agitação já não motivava o grupo, encarou o desafio de modificar a si mesmo e encontrou nova forma de liderar. O resultado disso foi presenciado por todo o Brasil: o ouro olímpico em 2016.

Vale a pena mudar a si mesmo. Por vezes, insistir no mesmo modelo pode impedir o crescimento do grupo, por isso a flexibilidade deve ser uma de suas características. E essa deve caminhar de mãos dadas com o poder de observação, pois é por meio dele que se perceberá o melhor momento para realizar uma mudança. Considere sempre que um líder de sucesso não pode ser ingênuo ao ponto de achar que, com as mesmas ferramentas, resolverá todos os problemas. Portanto, se o mundo muda, acompanhe esse ritmo.

2. INVISTA EM UMA COMUNICAÇÃO CLARA, OBJETIVA E FLUIDA

Para ser um líder de sucesso, a comunicação com os membros da equipe é ponto fundamental. Seus liderados estão sempre observando a forma de o líder se relacionar com cada membro do time e, consequentemente, de se comunicar com cada um.

Nesse âmbito, entram em cena tanto questões atitudinais, como gentileza e cordialidade no trato com o outro, quanto técnicas, como a escolha do meio pelo qual a comunicação ocorrerá. Afinal, as necessidades de uma comunicação feita por e-mail são distintas da realizada ao longo de uma reunião de equipe.

Além da imagem que a maneira de se comunicar pode promover, é fundamental considerar a necessidade de que uma comunicação cumpra seu objetivo. Essa é, portanto, mais uma razão para um líder de sucesso se preocupar com esse ponto.

Uma comunicação ineficaz pode levar ao não cumprimento de uma tarefa, à perda de um prazo importante, à execução equivocada de um projeto, entre outras ações que comprometerão a produtividade da equipe. Por isso, investir em uma comunicação clara, objetiva e fluida é importante para o sucesso de sua liderança.

3. SAIBA SE RELACIONAR BEM COM AS PESSOAS

Como ser um líder de sucesso sem saber se relacionar com as pessoas? Certamente você deve ter exemplos de chefes assim, não de líderes. Isso porque quem não se relaciona bem não consegue exercer influência efetiva em seus liderados e, consequentemente, não é verdadeiramente um líder e, sim, um chefe.

Já que seu objetivo não é esse, busque se relacionar bem com as pessoas, especialmente com sua equipe. Para isso, o primeiro passo é desenvolver a confiança entre as partes, afinal, um relacionamento construído à base de confiança tem muito mais probabilidades de sucesso.

Além disso, busque ser um bom ouvinte, assim ficará mais fácil tanto resolver situações de conflito quanto desfazer possíveis nós em seus projetos. Saber identificar os pontos fortes e fracos de seus colaboradores também é essencial. Dessa forma, você não só poderá se relacionar melhor com eles como também direcionar as tarefas mais adequadas para cada um.

4. OBSERVE CADA DETALHE

Destacamos acima algumas importantes vantagens que ser um bom observador traz para a liderança. Aqui, chamaremos ainda mais atenção para isso. Um gestor eficaz precisa estar atento a tudo o que acontece ao seu redor, nos mínimos detalhes.

Isso significa que, além de conferir a qualidade do produto entregue por seu time, você deve ser capaz de identificar, por exemplo, quando um membro dele precisa de uma atenção especial. E, para isso, observar é tudo.

Portanto, fique atento a sinais como fisionomia, tom de voz, ritmo de trabalho alterado, mudança no fluxo de comunicação com a família, entre outros que possam indicar problemas pessoais ou de saúde. Nesses casos, talvez seja mais interessante, para o indivíduo e para o grupo como um todo, que você modifique a tarefa do colaborador ou até mesmo o dispense do trabalho. Dessa forma, é possível garantir a qualidade do resultado final e o bem-estar do seu liderado. São detalhes assim que podem fazer toda a diferença.

5. TENHA HUMILDADE

Encare a realidade: você é um líder, não um super-herói. Então, também pode ter dúvidas nos processos, não saber realizar alguma atividade, hesitar em alguma decisão ou precisar de um conselho. Nesse momento, nada melhor do que recorrer à sua equipe, afinal, eles são agentes no sucesso do seu trabalho.

Por isso, tenha humildade e peça ajuda ao seu time. Todos vão colaborar gratamente para a solução de seu problema, e você estará, ainda, trabalhando para a integração da equipe e exercendo sua liderança de forma democrática. Mas a humildade não deve parar no pedido de ajuda, ela deve ser suficiente também a fim de reconhecer o trabalho realizado em grupo. Para isso, além de dar o mérito à equipe, saiba recompensá-la no momento oportuno. Com certeza isso o ajudará a ser um líder de sucesso.

6. GERENCIE OS PROCESSOS

Os passos indicados aqui não devem ser entendidos como forma de flexibilização de seu papel de gestor. Você continuará sendo a peça que coordena todo o processo executado.

Portanto, não deixe de estabelecer padrões de trabalho, métodos mais eficazes para a execução das atividades, metas, prazos, orçamentos, workflow, entre outras ações gerenciais. Questões dessa natureza estão relacionadas ao gerenciamento dos processos, não à liderança.

7. VALORIZE AS CRÍTICAS

Nem todo mundo está preparado para ouvir críticas ao seu trabalho, nem pronto para reagir a elas. Mas um líder de sucesso precisa estar. E não só isso, é fundamental também saber como usar as críticas a seu favor.

Elas podem ser excelentes indicadores de mudanças que você necessita implementar em sua forma de gestão. Podem sinalizar uma competência que deve desenvolver ou um conhecimento que precisa adquirir. De todo jeito, críticas, quando bem-aproveitadas, são capazes de gerar excelentes resultados para um líder. Independentemente de quem a fez, valorize as críticas. Elas podem ser seu ponto de virada para o reconhecimento de seu papel como líder.

Você já sabe que o sucesso acontece para aqueles que se dedicam, portanto, dedique-se a construir um caminho sólido e de qualidade em relação à liderança. Siga cada passo aqui apresentado com paciência e zelo, e refaça cada um deles o quanto for necessário, pois a perfeição só vem com longas horas de prática.

Um líder de sucesso dificilmente surge da noite para o dia, é um processo longo e contínuo, mas logo você estará recebendo os louros de seu trabalho. Afinal, ser líder é também influenciar e mudar vidas, e, nesse âmbito, cada resultado vai lhe mostrar como seu investimento valeu a pena.

E para começar já a praticar sua habilidade de influenciar pessoas, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Quem sabe assim você não estará também ajudando a formar novos líderes de sucesso? Vamos lá!

 

Fonte: Postado por Ietec >>> http://blog.ietec.com.br/7-passos-para-se-tornar-um-lider-de-sucesso/

Responder